Venha jogar connosco!

AULAS DE TÉNIS

As aulas são dinamizadas por Treinadores acreditados pela Federação Portuguesa de Ténis, sendo o modelo da Escola de Ténis baseado nos princípios propostos pelo programa "Play and Stay", que tem por princípios-base um ensino centrado no jogo, com recurso a material didáctico adequado a cada faixa etária e uma progressão dos níveis de dificuldade e exigência ao longo dos vários níveis de ensino. A oferta da Escola de Ténis contempla aulas em grupo e aulas em regime individual. Os grupos estão organizados por escalão etário e nível de ensino, sendo um pré-requisito para entrada na Escola a realização de uma aula de avaliação inicial (oferta do Clube).


ESCOLA JUVENIL

Mini-Ténis (4 aos 7/8 anos)
O Mini-Ténis é uma adaptação simplificada e divertida do jogo de ténis, para crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 7/8 anos, que se iniciam na modalidade. No primeiro contacto com o Ténis, o aluno familiariza-se de forma lúdica com a raquete e a bola, com o campo, com as regras do jogo e dos exercícios, e com todos os materiais diversificados presentes nas aulas. Numa primeira etapa, a criança aprende a manipular a bola com a raquete, desenvolvendo habilidades coordenativas, tais como arremessar, agarrar, direccionar, bater ou transportar e, numa fase posterior, aprende a jogar no campo com rede, com o professor e com os colegas. A metodologia de ensino, centrada no jogo, assim como os materiais utilizados, tornam a aprendizagem mais fácil, divertida e didáctica, lançando as bases técnicas e coordenativas necessárias para o desenvolvimento da criança a longo prazo na prática do ténis, assim como na aquisição de outras capacidades físicas e motoras essenciais a outros desportos.

Iniciação (mais de 7/8 anos)
Esta etapa tem início a partir dos 7/8 anos, e é caracterizada pelo recuo da criança no campo e pela mudança de bolas em relação à etapa anterior (campo e bola laranja e posteriormente, campo e bola verde). A maior dimensão do campo torna o jogo mais dinâmico, mais rápido, com necessidade de maiores deslocações no court, para conseguir devolver a bola. O aluno aprenderá outras soluções técnico-tácticas, tais como aumento do percurso de aceleração da raquete, utilização de diferentes apoios, alternância dos efeitos e profundidade de bola, entre outros.

Aperfeiçoamento
Nesta etapa, o aluno jogará no campo inteiro e passará a utilizar as bolas de peso e pressão normais. As bolas mais rápidas e com maior pressão obrigarão o jogador a desenvolver a potência das suas pancadas, assim como a sua velocidade no court. A tomada de decisão é mais complexa e requer que o aluno esteja focado no jogo e desenvolva igualmente outras soluções técnico-tácticas. Alguns aspectos trabalhados nesta etapa são, por exemplo, batimentos em pontos mais altos, variação da altura, efeito e velocidade da bola de acordo com a zona do campo e correcta avaliação da fase do jogo, entre outros.

Avançados
Nesta etapa, o aluno optimizará a técnica em todas as pancadas, através do treino e competição com colegas, e desenvolverá a sua tomada de decisão de acordo com a situação e fase do jogo, assim como a sua estratégia, de acordo com os seus pontos fortes e os pontos fortes e fracos do adversário.

ESCOLA DE ADULTOS

Grupo 3-5 alunos

As aulas são orientadas de forma dinâmica, alternando entre o ensino da técnica base e as situações de jogo, em cooperação e oposição. As aulas decorrem maioritariamente em horário pós-laboral ou aos fins-de-semana. Os grupos são organizados de acordo com a experiência passada e nível técnico. Níveis técnicos:

  • Iniciação
  • Intermédios
  • Avançados


Grupo 2 alunos

Aulas exclusivas a dois jogadores, permitindo um melhor rendimento ao nível do desenvolvimento técnico e das situações de jogo. As aulas decorrem entre as 7h e as 22h, durante a semana e aos fins-de-semana. Níveis de ensino:

  • Iniciação
  • Intermédios
  • Avançados

AULAS INDIVIDUAIS

As aulas em regime individual permitem um acompanhamento mais próximo e personalizado, indo ao encontro, de forma mais precisa, dos objectivos e motivações dos alunos. Este regime de aulas permite uma gestão mais flexível dos horários, sendo estas directamente agendadas com o treinador.

WORKSHOPS

Os workshops são cursos intensivos de curta duração que pretendem fornecer aos participantes os princípios técnicos e tácticos básicos, de modo a poderem jogar com mais facilidade e sucesso.